No universo digital, as redes sociais têm um papel muito importante para fortalecer o marketing de empresas e profissionais. Conquistar leads pelas redes sociais, por exemplo, é uma ideia interessante para potencializar os resultados positivos da empresa, inclusive para o setor de saúde.
Independentemente do segmento, aumentar o número de clientes é um desejo de todas as empresas.
E no segmento de saúde isso não é diferente, pois quanto mais pacientes as clínicas têm, mais lucros e sucesso para o empreendimento.
Para obter resultados interessantes, é necessário aprender a criar estratégias de marketing digital para atrair novos clientes para a clínica, conforme as diretrizes estabelecidas pelo setor. É nesse contexto que o marketing de conteúdo nas redes sociais se destaca.
Ter muitos seguidores nas redes sociais é algo interessante, mas transformar esses seguidores em pacientes é uma ideia ainda melhor. O modo de conseguir isso é a partir de estratégias e produção de conteúdo de qualidade.
O inbound marketing, por exemplo, tem sido uma estratégia muito utilizada para ganhar notoriedade de modo eficiente.
Sendo assim, entender o conceito e como funcionam outras estratégias de marketing são maneiras de alcançar os objetivos de alcance e autoridade para clínicas e diversos outros empreendimentos, até como academias que oferecem aulas de hidroginástica.
O papel do Inbound marketing para a área da saúde
O inbound marketing consiste em estratégias que visam atrair clientes para o negócio através da produção de conteúdos relevantes.
Basicamente, a empresa não precisa ir até os clientes, pelo contrário, são eles que voluntariamente a procuram.
No segmento de saúde, o número de pessoas que recorrem à internet para solucionar dúvidas médicas tem aumentado.
No momento das pesquisas, as pessoas buscam por autoridades no assunto que possam sanar suas dúvidas e, até mesmo, que possam atendê-las – conforme o grau de confiança adquirido.
Afinal, assim como ocorre em vários outros segmentos, como a oficina automotiva e os escritórios de contabilidade, ao se posicionar como autoridade no assunto a clínica ganha mais relevância e atrai mais potenciais pacientes.
Ou seja, se colocando como uma empresa que soluciona as dúvidas e está disposta a auxiliar os internautas, as pessoas que acessam os conteúdos começam a enxergar o negócio como referência no assunto e um lugar em que podem confiar.
Deste modo, ao necessitar de um serviço médico, a pessoa irá procurar a sua clínica, já que foi estabelecida uma relação de confiança com os métodos de atração, conversão, relacionamento e fidelização dos clientes, neste caso pacientes.
As principais vantagens do inbound marketing são:
- Aumenta a visibilidade da marca;
- Informa e educa a audiência;
- Melhora a comunicação com o público de interesse;
- Gera mais engajamento com público qualificado;
- Oportuniza segmentar as ações;
- Aumenta as oportunidades de prestação de serviços;
- Gera mais tráfego para o site e redes sociais;
- Oferece conteúdos relevantes e alinhados ao funil;
- Permite mensurar os resultados com praticidade.
Estes são os principais benefícios que podem ser aproveitados ao investir nas estratégias de inbound marketing, seja em uma clínica ou com parceiros na área da saúde, como especialistas em ensaio de dureza, por exemplo.
Dicas e estratégias para o marketing e redes sociais da clínica
Estratégias e dicas práticas sobre marketing digital podem ajudar no processo para transformar os seguidores das redes sociais em leads (potenciais clientes) e, com o tempo, em pacientes efetivos.
Nesse contexto, algumas ações que podem ser usadas no processo de marketing são:
Identifique quais mídias sociais o seu público está presente
Para atrair novos clientes é importante entender quais são as mídias sociais que os leads estão presentes e usam de forma ativa.
Conhecer as principais características do seu público-alvo e saber como ele se comporta na internet e como você pode se relacionar com esse usuário é fundamental para criar ações mais efetivas.
Definir a persona (representação do cliente ideal) para a clínica também é muito importante, pois será ela a base para as estratégias de marketing.
Criar pesquisas com os atuais pacientes, por exemplo, é uma maneira de saber quem você pode atrair como novos clientes para a clínica e quem tem maior tendência a se interessar pelos seus serviços.
No segmento de saúde, algumas mídias sociais possuem comprovadamente um grande impacto, como é o caso do Instagram e do Facebook, redes que permitem uma abordagem direta e que geram impactos positivos.
Elabore estratégias específicas para cada rede social do negócio
Após identificar as mídias sociais mais efetivas para a clínica, ou seja, em quais os futuros pacientes estão mais presentes, é necessário criar estratégias específicas para cada rede.
As estratégias precisam ser direcionadas para os atuais pacientes da clínica e também focada nos que o empreendimento deseja conquistar,
O principal objetivo é fazer com que o cliente de hoje, espontaneamente traga um novo cliente para a clínica e os seguidores das redes sociais se tornem pacientes.
Para isso, é preciso criar um cronograma de conteúdos atrativos, bem como identificar quais os diferenciais que a clínica oferece e que podem ser evidenciados, como um sistema de digitalização de documentos para prontuário online, o que agiliza o atendimento.
E, com o advento dessas tecnologias, toda a área da saúde vem se modernizando, com a utilização de plataformas que atuam no atendimento e no relacionamento de clínicas e consultórios. A Ti.Saúde, por exemplo, possui inúmeras funcionalidades que transformam o dia a dia do profissional: agendamento online, prontuário eletrônico, ferramentas de Marketing, prescrição eletrônica e muito mais.
Assim, esses diferenciais podem ser divulgados, pois o agendamento online atrai o paciente, que não precisa ligar e esperar na linha para marcar sua consulta, e também transformam o seu atendimento, pois o paciente pode receber sua prescrição por e-mail ou Whatsapp.
Assim, ao ter contato com a clínica pela internet, isso cria mais satisfação com os serviços e, naturalmente, o marketing boca a boca acontece, com os pacientes indicando a clínica para outras pessoas e até mesmo comentários e avaliações na plataforma alcançando outros internautas, fortalecendo a imagem do consultório.
O marketing boca a boca é uma ação muito positiva não só para clínicas, mas também para negócios de diferentes segmentos, e ganha mais valor porque os próprios consumidores evidenciam o que valorizam no ambiente e no atendimento.
Há várias maneiras de criar as estratégias, por exemplo:
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Criação de materiais
A produção de conteúdos relevantes para cada rede social por meio do marketing de conteúdo é fundamental.
No Instagram, é possível postar vídeos curtos, imagens e mostrar um pouco do dia a dia nos stories.
Já no Facebook, há opções de criar postagens em textos e vídeos mais específicos, responder dúvidas por inbox, entre outras opções.
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Aposte em lives
Conteúdos ao vivo têm ganhado força e se consolidado nos últimos anos como uma boa estratégia, e a sua clínica pode explorar esta possibilidade para ter novos pacientes.
As lives tem uma entrega maior quando comparadas a outros conteúdos, além de gerar um excelente engajamento com o público.
Uma live de perguntas e respostas, por exemplo, é interessante, para abordar procedimentos específicos e informar os seguidores.
Além disso, esse é um formato que beneficia a clínica ao possibilitar a abordagem de diferentes aspectos do espaço, inclusive parcerias com empresa de paisagismo para tornar as salas de atendimento mais seguras e confortáveis.
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Utilize os stories do Instagram
Este recurso pode gerar excelentes resultados, já que ele permite que a clínica se comunique com os pacientes e com os leads de forma mais dinâmica, divulgando ações interessantes que a rede promove como: mutirão, workshops, atividades em datas comemorativas (Dia de Luta Contra o Câncer, Dia da Mulher), entre outros.
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Publicações no blog
Essa é uma das principais estratégias para chamar atenção, pois com um conteúdo de qualidade no blog – e o compartilhamento nas redes sociais da clínica -, é possível alcançar novos usuários e estimular os seguidores a compartilharem as postagens no feed.
Isso permite que a clínica adentre o círculo de amigos dos pacientes, atraindo mais leads.
Segmente as campanhas para os públicos de interesse
Anúncios nas redes sociais são outra excelente estratégia para ter novos pacientes. No entanto, é importante colocar em prática essa ação da forma correta.
As redes sociais podem ser utilizadas para propagar as ações de marketing do seu consultório, e assim conseguir direcionar as campanhas para o público de interesse do seu negócio.
Isso pode aumentar as chances de encontrar pessoas que estejam interessadas em algum serviço da sua clínica, assim como ocorreria em vários outros segmentos, como, por exemplo, a vistoria veicular, considerando os principais interesses e o perfil dos pacientes.
Nesse sentido, é possível segmentar as campanhas considerando algumas informações como:
- Comportamento;
- Localização;
- Páginas que as pessoas curtem ou seguem nas redes;
- Dados demográficos (status de relacionamento, idade, gênero, escolaridade).
Nos posts e anúncios, é importante estimular as pessoas a realizarem alguma ação. Sendo assim, o uso de CTA (Call to Action) é fundamental para este processo dar certo.
Desenvolva estratégias de interação nas mídias sociais
Os famosos “posts virais” são os que geram alto índice de engajamento, interação com o público e ampliam o alcance.
As clínicas podem adotar nas estratégias os posts virais, de modo sazonal, para instigar os seguidores a compartilhar os posts e acompanhar a rede.
As interações espontâneas são interessantes, pois melhoram o nível de interação e alcance das publicações.
A ideia do post viral pode ser implementada nas estratégias de marketing da clínica e podem ser avaliadas em conjunto com especialistas da área de consultoria empresarial de marketing, de modo a identificar ações que façam sentido para o negócio e se adequem às normas do setor.
Com este formato de post, a clínica consegue impactar mais pessoas, fazendo com que elas divulguem o seu conteúdo e negócio gratuitamente, gerando mais leads com um menor investimento. Essa é uma excelente maneira de iniciar um marketing de relacionamento.
Usar a criatividade no momento de criar os posts pode ajudar a conquistar as metas e resultados almejados.
Contudo, um ponto importante durante a elaboração dos materiais de marketing é não criar conteúdos de caráter promocional, porque existem regras que o Conselho Federal de Medicina estabelece, proibindo materiais com este viés.
Fidelização dos pacientes
Atrair e converter seguidores em pacientes não é o suficiente. É necessário fidelizá-los, pois é muito mais fácil e econômico para a clínica manter seus pacientes do que sempre precisar conquistar novos.
A fidelização proporciona um fluxo de estabilidade que é muito interessante para a sua clínica. Sendo assim, colocar em prática algumas dicas são formas de conseguir resultados.
Nesse contexto, algumas estratégias que podem ajudar consistem em:
- Utilize o e-mail como um canal de comunicação no pós-consulta;
- Incentive os pacientes a seguirem a clínica nas redes sociais;
- Aposte no poder do marketing de conteúdo;
- Use brindes como uma ecobag personalizada para fidelização e divulgação;
- Ofereça um atendimento bom e facilitado na internet;
- Realize pesquisas para obter feedbacks sobre os atendimentos.
E, para tornar todas essas estratégias de fidelização possíveis, também é possível contar com a plataforma da Ti.Saúde. O envio automático de mensagens por e-mail, SMS e Whatsapp possibilita várias formas de contato com o paciente, incluindo a confirmação de consulta, o pedido de feedback, o envio de alguma informação importante sobre cuidados paliativos, e muito mais.
Com essa funcionalidade, é possível estar sempre em contato com seu paciente.
Portanto, investir em tecnologia, como para a digitalização de documentos, além de colocar em prática boas estratégias de marketing para transformar seguidores em leads são formas da sua clínica ter muito sucesso e se tornar referência na área da saúde.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.