Apesar de haver diferenças entre consultórios e clínicas, muitos, inclusive profissionais de saúde, acabam por confundir os termos e oferecer atividades contrárias às expectativas dos pacientes.
Dessa forma, é de total importância que haja um esclarecimento sobre qual a definição de cada uma delas, principalmente para aqueles que desejam iniciar a sua clínica ou consultório, mas ainda possui dúvidas sobre qual termo deveria utilizar em seu negócio.
Especificidades dos consultórios
Inicialmente, entende-se que não se faz necessário grandes estruturas para os consultórios funcionarem e executarem as suas atividades, já que os equipamentos indispensáveis e a quantidade de médicos que se utiliza são mínimos.
Nesses locais, normalmente trabalham apenas os profissionais responsáveis pela saúde e um grupo de pessoas para organizar os agendamentos e registros dos pacientes. Além disso, o foco é totalmente voltado para a consulta, ou seja, não há salas cirúrgicas ou grandes materiais.
E mais, uma das principais vantagens em optar por esse tipo de estabelecimento está no seu simplificado processo de abertura, pois não requer registro de CNPJ.
O consultório também é um serviço bastante autônomo, ou seja, a maneira como irá atuar depende da preferência do profissional. Por exemplo: se a escolha for por ter máquinas para realizar exames dos seus pacientes ou realizar convênios com clínicas especializadas nessas atividades.
Especificidades das clínicas
Todas as clínicas realizam muito mais do que apenas consultas, já que a intenção é justamente oferecer vários serviços em apenas um único local.
Diferentemente dos consultórios, aqui ocorre maior praticidade, pois não há necessidade de encaminhar o paciente para outro estabelecimento, já que as especialidades se convergem, além da possibilidade de realizar exames e tratamentos de urgência.
Entretanto, ao contrário da clínica, o proprietário do consultório precisa de um CNPJ para conseguir abri-lo, tal como fazer com que a estrutura, os equipamentos e os profissionais estejam alinhados com as normas vigentes.
Com isso, o tempo de preparação para que toda a clínica esteja finalizada e pronta se torna bastante extenso.
Então qual a diferença exata entre consultórios e clínicas?
Consultórios:
1- Não precisa de uma grande estrutura;
2- Realiza apenas o trabalho de atendimento;
3- Não precisa do registro do CNPJ;
4- Não requer a contratação de um grande número de colaboradores;
5- Cada médico possui sua individualidade;
6- Não necessita de muitos equipamentos;
7- Maior simplificação no processo de abertura.
Clínicas:
1- É necessária uma maior estrutura;
2- Realiza a prestação de vários serviços;
3- Necessita do registro do CNPJ;
4- Requer a contratação de mais colaboradores;
5- A pessoa jurídica responderá legalmente pela empresa;
6- Há necessidade de mais equipamentos;
7- Maior burocracia no processo de abertura.
Mas existem semelhanças entre consultórios e clínicas?
Sim, pois ambas precisam de duas coisas:
1. Atendimento alinhado à ética médica para clínicas e consultórios
A atuação médica diz respeito a uma profissão que tem como objetivo e próposito melhorar a saúde das pessoas sem nenhum tipo de discriminação. Ou seja, trabalhar de maneira alinhada à ética médica.
Por isso, a fim de executar corretamente seus ofícios, tanto uma clínica quanto um consultório precisam ter as condições ideais para oferecer um atendimento humanizado e legítimo.
2. Uma boa plataforma de gestão
Tanto uma clínica quanto um consultório devem desempenhar bem suas atividades, sejam estas quais forem, por isso é bastante comum que ambas tenham uma plataforma de gestão, como a Ti.Saúde, que facilita o dia a dia de trabalho e esteja alinhada à tecnologia digital. Isto é: nos agendamentos, nas consultas, na realização de prontuários e relatórios.
Se você ainda não conhece a Ti Saúde, te oferecemos um teste de 8 dias gratuitos no melhor e mais completo software de gestão para profissionais de saúde. Basta clicar aqui e fazer o seu cadastro, ou falar com um de nossos especialistas no botão abaixo!